/body Escritora Marcia Dantas: Livros escritos no NaNoWriMo

30 de out de 2017

Livros escritos no NaNoWriMo



Então estamos aqui, às vésperas de mais um NaNoWriMo, e vem aquela pergunta: e aí, dá pra escrever um livro em 30 dias?

Como participante de longa data do NaNo, afirmo que sim. Mas calma, não vai sair uma obra prontinha do NaNo, pelo contrário: as 50 mil palavras são só o começo. No entanto, o impulso de escrita alcançado nesse desafio é o suficiente para que sua obra ganhe um rascunho que futuramente pode se transformar num livro.

Tanto é que o Goodreads fez essa postagem no blog deles, trazendo 24 livros da gringa que tiveram seu embrião no NaNo. E, inspirada por eles, resolvi pesquisar alguns livros brasileiros escritos durante o desafio, para mostrar a vocês que tudo é possível. Vamos a eles?


Sinopse: Uma história honesta sobre bruxas, samambaias e técnicos de tv a cabo.

Minha parceirinha de muitas empreitadas encarou, no NaNo do ano passado, seu primeiro desafio do tipo, e o resultado foi essa história publicada (e já completa) no Wattpad. Você pode ler aqui










Sinopse: SER LEVADA PARA uma cidade especial não estava nos planos de Sybil. Tudo o que ela mais queria era sair de Kali, zona paupérrima da guerra entre a União e o Império do Sol, e não precisar entrar para o exército. Mas ela nunca imaginou que pudesse ser um dos anômalos, um grupo especial de pessoas com mutações genéticas que os fazia ter habilidades sobre-humanas inacreditáveis. Como única sobrevivente de um naufrágio, ela agora irá se juntar a uma família adotiva na maior cidade de mutantes do continente e precisará se adaptar a uma nova realidade. E logo aprenderá que ser diferente pode ser ainda mais difícil que viver em um mundo em guerra.







Sinopse: Nem sempre a vida é colorida como um quadro ou suave como uma pincelada, às vezes é o contrário de tudo isso. Depois de perder os pais em um acidente de carro aos oito anos, a única coisa que Betina precisa fazer é encontrar o responsável por ter destruído sua família na noite que daria início à sua próspera carreira como pintora. Agora, longe dos pincéis e das paletas, ela está focada em terminar a primeira graduação e procurar na justiça um pouco de consolo para o caos que o seu passado ainda traz. Ao lado de seus amigos e sob o teto de uma tia que a detesta, ela perceberá de que cores as pessoas são feitas, e do quanto é realmente necessário olhar para dentro de tudo aquilo que a assombra, mesmo que para isso precise passar por uma inesperada decepção.





Sinopse: O Limbo é para onde todas as almas vão após a morte. Além de humanos, deuses esquecidos e espíritos lendários também vagam pelo plano. Muitas almas sabem exatamente onde estão e por que; a maioria, entretanto, ainda tem a impressão de estar viva. A morte é um hábito difícil de se acostumar. 
Um dos espíritos residentes no Limbo acorda sem nenhuma lembrança de sua identidade. Ele descobre que a Terra está prestes a ser destruída pelos próprios humanos e fica encarregado de enviar doze almas heroicas de volta. Elas reencarnarão no plano dos homens e tentarão reverter o quadro apocalíptico. 
Contudo, poucas almas encaram o retorno com bons olhos. O espírito deve, então, forçá-las. Armado, de preferência. Assim, resolve visitar um velho amigo: Azazel, anjo ferreiro e primeiro escolhido da lista. 
O espírito descobre mais sobre quem realmente é, ouve uma versão completamente diferente sobre a rebelião dos anjos e é presenteado com uma surpresa de péssimo gosto. 


Sinopse: “Aqueles atraídos pelo Abismo estão destinados a encontrá-lo”.
Alicia é uma fazendeira de vida simples. Seus únicos sonhos são passar a vida ao lado de seu noivo e cuidar das tarefas do campo.
Sonhos que são despedaçados quando mercenários atacam seu vilarejo e deixam um rastro de fumaça, cinzas e sangue.
Algo acorda dentro de Alicia. Uma sede de vingança a domina e exige morte para se saciar.
Em seu caminho pavimentado pelo ódio, Alicia enfrentará os dinossauros que assolam o Norte, golems avançados, soldados corruptos e uma conspiração envolvendo demônios, necromantes e a magia de sangue proibida no reino.
Mas sua maior luta será para manter a própria humanidade enquanto mergulha no Abismo.
Promessa de Fogo é o primeiro livro da série Abismo.


Sinopse: Adeze levou anos para decifrar a própria história. Mas não era difícil depois que se desfazia o emaranhado, uma vez desatados os nós de lembranças. Nada especial, nada diferente. Nada que não acontecesse o tempo todo.
O que aconteceu foi: Escravos africanos desembarcaram no porto de Santos, e foram levados para São Paulo em busca de melhores mercados.
Sinhá Ana e sinhá Carolina Rossi queriam quem lhes guardasse a casa e um vizinho foi por elas comprar um escravo. Negociou junto duas crianças tão fracas que saíram quase de graça, uma negrinha frágil e seu irmão menor. A menina ficou para servir na casa. O menino ele levou consigo. Só isso. Uma pequena transação que talvez nem constasse em documento. Parecia tão maior em seus pesadelos.




Sinopse: Depois de décadas de uma guerra sem fim contra a rebelião de escravos, o Imperador lança mão de seu último esforço, recrutando os homens do campo para lutar sua guerra e entregando o Império a fome e a miséria.
Lenna e Ward ainda são crianças quando assistem seu pai partir para a batalha, deixando-os com a dura tarefa de cuidar das terras da família, mas os rigores do trabalho na lavoura e a luta contra a fome constante, os obrigam a crescer rapidamente, tomando decisões que põe a prova o que julgam como certo.
Na tentativa de proteger sua família e sobreviver a violência do mundo, são obrigados a questionar cada passo em seu caminho, tentando decidir qual é o limite aceitável para proteger aquilo que se ama. Uma tarefa que se torna ainda mais complexa quando um gigante é encontrado ferido em suas terras depois de desertar do exército imperial.
Enquanto Lenna luta para fazer o que é certo colocando em risco tudo pelo que seu pai está lutando, Ward leva suas responsabilidades ao extremo, sem medir sacrifícios em nome de antigas promessas.
O gigante da guerra é uma história para quem não teme nem o monstro que existe nas sombras do templo sob a colina, nem o julgamento dos deuses; que fala sobre amizade e dor, guiada pela voz dos mais fracos, as vítimas, aqueles que morrem e desaparecem sem nome no meio das grandes aventuras, retratando uma luta desesperada para não sucumbir a própria crueldade.


Sinopse: Mistura de suspense e ficção científica, o livro conta a história de uma mergulhadora profissional em meio à vida que pulsa numa estação a 300 metros de profundidade. Com uma narrativa fluida e sensível, a autora literalmente mergulha nos dramas vividos pela protagonista, que faz parte de uma equipe liderada por uma cientista obcecada pela ideia de encontrar inteligência no fundo do oceano, retratando com intensidade sentimentos e sensações como medo, solidão e claustrofobia, mas também uma enorme paixão pelo desconhecido e pelos segredos do fundo do mar, que só fala àqueles que sabem ouvir. Um paralelo subaquático perfeito para Gravidade, o premiado filme de Alfonso Cuarón.






Sinopse: Luciana sempre soube da capacidade de sua mente de criar boas histórias para os seus livros, mas jamais poderia imaginar que também poderiam surgir sonhos tão fora do comum.
A escritora, que encontrou a prisão de uma crise criativa depois de uma tragédia vivida, viu nos sonhos com o rosto de uma mulher desconhecida o impulso que precisava para começar um novo livro. No entanto, a ausência de respostas para a origem da misteriosa alucinação acabou não permitindo que a história encontrasse um desfecho adequado.
O que ela não poderia esperar era que a ajuda viria de Bárbara, uma pessoa enviada especialmente pela editora, cuja semelhança assustadora com a pessoa de seus sonhos fez com que as perguntas sobre os mistérios de sua mente ficassem ainda mais complexas e intrigantes.
Reescrevendo Sonhos é uma história sobre barreiras que são impostas por nós mesmos. E como a mente, um lugar realmente misterioso, pode revelar mais respostas que podemos imaginar.

Coloquei meu livro (um pouco de autopromoção, sim, haha) porque acho fundamental mostrar que sei bem do que estou falando. 


Comprando com os links indicados, você me ajuda com uma pequena colaboração pela Amazon.

E aí, conhece esses livros? Sabe de mais algum escrito no NaNo?

2 comentários:

  1. É inspirador ver que conseguiram vencer o desafio e ainda por cima trazer a público as histórias que escreveram.
    Tentei participar ano passado, mas não alcancei a meta. Esse ano estou determinada e ansiosa para começar.

    Beijos,
    Luisa
    Degradê Invisível

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luisa, tudo bem?

      Muito bom saber que esse post ajudou a te inspirar. Sim, é possível transformar o nano em um grande impulso para escrever um projeto. Vai fundo!

      Excluir

Obrigada pela visita e volte sempre! Seu comentário é sempre importante e bem vindo.

Lembre-se que você é livre para se expressar, desde que com respeito e sempre respeitando o espaço das outras pessoas.

Comentários racistas, misóginos, lgbtfóbicos ou que incitem ódio e/ou violência serão excluídos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...