/body Escritora Marcia Dantas: #52filmsbywomen:Bicho de sete cabeças

20 de jul de 2017

#52filmsbywomen:Bicho de sete cabeças

Título: Bicho de sete cabeças
Ano: 2001
Direção: Laís Bodanzky
Com toda a certeza eu não estava preparada para esse filme 16 anos atrás, quando ele foi lançado. Uma das decisões mais sábias da minha vida foi esperar esse momento para poder apreciar a obra de Laís Bodanzky e todas as discussões propostas em Bicho de sete cabeças. Aliás, nunca esse filme foi tão contemporâneo e relevante. 

Estou escrevendo essa postagem no alto de uma meditação muito extensa sobre as questões referentes à saúde mental. Isso vem muito pelo tratamento que estou fazendo, pelas discussões que estou acompanhando nas várias esferas e de várias formas (ou seja, a questão da saúde mental está sendo pauta em todos os lugares) e pela perda de dois ídolos da música, que acabaram cometendo suicídio: Chris Cornell em maio e Chester Bennington no dia de hoje. 

Falar de saúde mental é sério e necessário. E essa é uma das propostas deste filme. 

O fato é que menosprezamos esse assunto nas rodas de conversa. Permitimos que ele vire chacota ou seja minimizado. Fechamos os olhos para os danos causados na mente das pessoas. E permitimos que tratamentos mentais (o que inclui as questões da forma de tratamento de vícios em narcóticos, o que é um dos assuntos centrais do filme) sejam feitos de qualquer forma. 

Precisamos debater. 

Precisamos de obras como essa de Laís Bodanzky. Precisamos cutucar essa ferida e deixar de repetir tantas coisas que estigmatizam a saúde mental. Precisamos dar ouvidos a quem grita pela depressão, ansiedade, bipolar, bordeline e etc. Precisamos olhar para o absurdo do sistema manicomial brasileiro e seus absurdos. Precisamos ouvir e resgatar. 

Bicho de sete cabeças é um filme que deve ser visto, revisto e debatido. 

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e volte sempre! Seu comentário é sempre importante e bem vindo.

Lembre-se que você é livre para se expressar, desde que com respeito e sempre respeitando o espaço das outras pessoas.

Comentários racistas, misóginos, lgbtfóbicos ou que incitem ódio e/ou violência serão excluídos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...