/body Escritora Marcia Dantas: Vamos escrever um livro? #3: Snowflake segunda etapa

21 de jun de 2017

Vamos escrever um livro? #3: Snowflake segunda etapa


Na postagem anterior começamos o método snowflake propriamente dito, fazendo a primeira etapa, que consistia em resumir a sua ideia em uma frase simples. Vamos então para a segunda etapa?


Nessa etapa vamos continuar a trabalhar com a ideia central, expandindo-a um pouco mais. Como o próprio propósito do método é ir ampliando tudo pouco a pouco, isso nos ajuda a visualizar nossa ideia inicial ganhar mais camadas. 

Então volte naquela primeira frase que fizemos da nossa ideia inicial, escrita na etapa 1. Pegou? Você vai trabalhar com ela, transformando-a em um parágrafo. 


O ideal é que esse parágrafo tenha uma estrutura de cinco frases, onde teremos:
  1. Cenário e arranque da trama na primeira frase;
  2. Pico dramático nº 1 na segunda;
  3. Pico dramático nº 2 na terceira;
  4. Pico dramático nº 3 na quarta;
  5. O final da história na quinta;
O cenário é o local onde sua história vai se passar. O arranque é o conflito principal, o que move os seus personagens. Os picos dramáticos são os momentos de maior tensão (a estrutura básica de um planejamento traz um número padrão de três picos dramáticos, mas claro que isso é um ponto de referência e você pode mudar). O final é bom para que você saiba para onde sua trama vai (quem já leu Reescrevendo Sonhos sabe que minha personagem principal pecou justamente em saber a resolução de sua trama). 

Terminou seu parágrafo? Parabéns, você conseguiu o resumo da história. Ele vai te guiar na escrita, é aquela famosa "do que é seu livro mesmo? (sem o final, claro). 

E aí, conseguiu ver o andamento de sua história? Dúvidas no processo? Comente que, qualquer coisa, posso ajudar o processo. E em breve trarei as próximas etapas. 


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e volte sempre! Seu comentário é sempre importante e bem vindo.

Lembre-se que você é livre para se expressar, desde que com respeito e sempre respeitando o espaço das outras pessoas.

Comentários racistas, misóginos, lgbtfóbicos ou que incitem ódio e/ou violência serão excluídos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...