/body Escritora Marcia Dantas: Vamos escrever um livro? #2: O método snowflake

17 de jun de 2017

Vamos escrever um livro? #2: O método snowflake



Você já fez o brainstorming das ideias para o seu livro, certo? Então vamos começar o método snowflake propriamente dito. 


Como falei na postagem anterior, estou me baseando no método snowflake para o planejamento do meu próximo livro. Esse método foi desenvolvido pelo Randy Ingermenson e te conduz passo a passo, usando 10 etapas, até a escrita propriamente dita. Muito embora seja um método com vários passos, você pode adaptar e usar da forma que precisar, inclusive voltando nos passos. 

Nessa postagem falarei do primeiro passo.


Etapa #1: Resumo em uma frase


Como o próprio título diz, o objetivo dessa etapa é conseguir resumir a sua ideia em apenas um parágrafo. Para quem nunca escreveu um livro, pode até parecer fácil, mas quem já escreveu vai concordar comigo: é complicado falar de sua história quando fazem a famigerada pergunta "do que é a sua história?". Sério, dá um branco que só vendo. 


Mas vamos ao que temos que fazer, ok? Nessa frase você precisa sintetizar a sua história. Lembra daquela primeira ideia? É ela que você irá usar nessa frase, que deve ter até quinze palavras (não irá explodir se passar disso). Nessa frase você não precisa usar nomes de personagens. Use a função (ou seja, a definição de quem é essa personagem), como a carreira ou a questão do parentesco. Como minha história será protagonizada por duas irmãs, eu usei isso em minha frase. Vou colocar a minha como exemplo:

Duas irmãs se reencontram depois de anos de separação, encarando conflitos de seu passado. 
Não precisa ser perfeito ou digno de um Nobel de literatura. Só precisa estabelecer essa ideia inicial, algo que vai abrir para as próximas etapas. Esse é o pontapé inicial de nosso planejamento.

Quer continuar acompanhando? Então siga essa tag e fique de olho no blog. Você também pode acompanhar minha newsletter, que eu sempre coloco os links lá. Basta assinar.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e volte sempre! Seu comentário é sempre importante e bem vindo.

Lembre-se que você é livre para se expressar, desde que com respeito e sempre respeitando o espaço das outras pessoas.

Comentários racistas, misóginos, lgbtfóbicos ou que incitem ódio e/ou violência serão excluídos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...