30 de jun de 2017

#EssentialBook: Julho/2017



Estou de volta com o Essential Book \o/




Depois de um tempo de hiato (e do meu próprio hiato, um pouco maior), consegui retornar com tudo a esse projeto, e com uma inspiração incrível: o livro A Amiga Genial de Elena Ferrante.

Sinopse: A Série Napolitana, formada por quatro romances, conta a história de duas amigas ao longo de suas vidas. O primeiro, "A Amiga Genial", é narrado por Elena Greco e cobre da infância aos 16 anos. As meninas se conhecem em uma vizinhança pobre de Nápoles, na década de 1950. Elena, a menina mais inteligente da turma, tem sua vida transformada quando a família do sapateiro Cerullo chega ao bairro e Raffaella, uma criança magra, mal comportada e selvagem, se torna o centro das atenções. Essa menina, tão diferente de Elena, exerce uma atração irresistível sobre ela.
As duas se unem, competem, brigam, fazem planos. Em um bairro marcado pela violência, pelos gritos e agressões dos adultos e pelo medo constante, as meninas sonham com um futuro melhor. Ir embora, conhecer o mundo, escrever livros. Os estudos parecem a melhor opção para que as duas não terminem como suas mães entristecidas pela pobreza, cansadas, cheias de filhos. No entanto, quando as duas terminam a quinta série, a família Greco decide apoiar os estudos de Elena, enquanto os Cerrulo não investem na educação de Raffaella. As duas seguem caminhos diferentes. 
Mais que um romance sobre a intensidade e complexa dinâmica da amizade feminina, Ferrante aborda as mudanças na Itália no pós-guerra e as transformações pelas quais as vidas das mulheres passaram durante a segunda metade do século XX. Sua prosa clara e fluída evoca o sentimento de descoberta que povoa a infância e cria uma tensão que captura o leitor. 
Quando saiu o tema de julho, que é a essência da inocência, pensar na infância e no começo da adolescência de Lenu, a narradora, e Lila, sua melhor amiga, que é justamente o que lemos nesse primeiro volume da Tetralogia Napolitana. 



E falar sobre A Amiga Genial é pensar na infância e na inocência das duas diante desse clima do pós-guerra em Nápoles. 


Lena e Lenu tem uma relação que permeia a trama com a mesma força que o contexto em que elas se encontram. Elas vivem, se admiram e se repelem na mesma forma. Elas movimentam a trama, tanto no individual, mas principalmente em conjunto. É intenso acompanhá-las.



É um clima violento, explosivo e de difícil convivência. Algo que define muito do destino delas durante esse primeiro volume. E algo que lhes tira a inocência muito cedo. 


A Amiga Genial é um livro marcante e recomendo muito a vocês, caso não tenham lido. E então, o que acharam do retorno do projeto?

Acompanhe os outros blogs participantes: 

Um comentário:

  1. Oi, Marcia.

    Aww, que bom que voltou pro essential book! <3
    Ainda não tive vontade de ler a Ferrante, mas tenho impressão de que iria gostar, porque ela parece trabalhar as personagens femininas dela na base da sororidade, ao invés da rivalidade - e é algo que tenho investido nas minhas próprias histórias e acho que é muito importante a amizade feminina ser retratada desse jeito.

    Suas fotos estão bem explicativas e pontuais, mas não deixam de ilustrar a proposta do projeto, parabéns <3

    Love, Nina.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e volte sempre! Seu comentário é sempre importante e bem vindo.

Lembre-se que você é livre para se expressar, desde que com respeito e sempre respeitando o espaço das outras pessoas.

Comentários racistas, misóginos, lgbtfóbicos ou que incitem ódio e/ou violência serão excluídos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...