8 de mar de 2016

Não preciso de flores

Ano passado fiz esse texto pelo Dia Internacional da Mulher e gostaria de compartilhar nesse novo blog. Espero que gostem.




Não preciso de flores

 

Hoje eu não preciso de flores.

Descobri a algum tempo que elas também são símbolo de um sistema que tanto tem me reprimido. Elas são as desculpas que sou obrigada a aceitar, mesmo diante do indesculpável, quando os meus limites são invadidos sem licença alguma. Então não preciso aceitá-las e não desejo tudo o que vem com elas.

As flores não me representam.

Passei muito tempo ouvindo que elas eram uma metáfora para a feminilidade, fragilidade e sensibilidade de uma mulher. Mas nem todas nós podemos ser como uma flor. Somos diferentes umas das outras e, portanto não podemos ter uma única representação.

Eu não sou uma flor; trate-me como uma pessoa.

Muitas vezes me sinto como aquele objeto decorativo, como se eu pudesse ser possuída por alguém. Mas hoje é o dia em que dou um passo a frente e afirmo que só pertenço a mim mesma. Não sou posse de ninguém. Tenho meus desejos e objetivos e não deixarei que nenhum desses pensamentos existentes na sociedade faça com que eu seja reduzida a algo abaixo do que sei que sou capaz.

 As flores não me empoderam; as outras mulheres sim.

Descobri que há tantos modelos que desejo e procuro seguir. Mulheres que me inspiram e me mostram que posso ser exatamente o que eu quiser. Faz pouco tempo que aprendi a ter essa visão, porque antes a sociedade me ensinava a competir com elas em todos os âmbitos possíveis e imagináveis. Mas hoje sei que posso ajudar e ser ajudada por elas. Unidas somos mais fortes.

Quando ganho flores, deixo de ganhar o respeito.

Então decidi que não preciso de flores, nem hoje e nem amanhã. Eu só preciso ser eu mesma, alcançar meus próprios sonhos e não deixar que ninguém me trate abaixo do que mereço. E quando digo eu, digo todas as mulheres que continuam a lutar como eu para vencer.

Então afirmo que já não preciso de flores.
 

2 comentários:

  1. oieee
    Adorei seu texto..excelente!!!
    realmente ameii <333
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Sim, concordo!
    Não precisamos de flores mais!
    Adorei!
    bjus

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e volte sempre! Seu comentário é sempre importante e bem vindo.

Lembre-se que você é livre para se expressar, desde que com respeito e sempre respeitando o espaço das outras pessoas.

Comentários racistas, misóginos, lgbtfóbicos ou que incitem ódio e/ou violência serão excluídos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...