/body Escritora Marcia Dantas: Assisti: Clueless

24 de fev de 2016

Assisti: Clueless


Esse começo de 2016 está sendo dedicado às obras de Jane Austen e, dentro desse clima, resolvi conferir algumas das adaptações de suas obras. E, qual não foi a minha surpresa quando descobri que Clueless, esse filme aprazível que enchia as telinhas da Sessão da Tarde, é uma adaptação de Emma. Então resolvi que iria reassistir e compartilhar aqui com vocês. 

A premissa de Clueless transpõe a trama de Emma para Beverly Hills na década de 1990 e coloca como sua protagonista Cher Horowitz, interpretada pela então popular Alicia Silverstone.



Escolha perfeita para o papel diga-se de passagem, afinal a atriz tem essa carinha de menina rica, que certamente endossa a visão de uma personagem superficial e preocupada apenas consigo mesma e a aparência (e o guarda-roupa ajudou muito nessa parte também). Junte isso a toda a atmosfera rica de Beverly Hills e nós temos o clima perfeito para a história. 

Aliás, o filme não só acertou em fazer uma perfeita transposição para a época como trouxe algumas das características mais interessantes do livro: a amizade e a ajuda mútua entre as garotas (só fico muito triste com a briguinha entre Cher e Tai), a independência de Cher, a ausência de necessidade da personagem principal em procurar um interesse amoroso para ser completa (ela só faz isso quando efetivamente se sente atraída por alguém) e o fato de Cher ser tão clueless quanto sua correspondente literária (sério, eu antecipava cada momento com uma risada descontrolada)


Fora a parte da adaptação, Clueless é o correspondente para as meninas da década de 1990 do que foi Mean Girls nos anos 2000. Mesmo com as questões dos relacionamentos presentes, vemos um foco todo especial nas garotas. E, ainda que a gente fale sobre meninas ricas em um estado que fica meio distante da maioria de nós, é importante um filme que tenha esse foco. Olhem essa cena por exemplo: 



Fala sério se essa não é uma resposta que você quer sair usando por aí a partir de agora?

Clueless é certamente um filme que recomendo para você ver ou rever (especialmente se você viveu na década de 1990 e quer matar saudades daquela época). Leve e despretensioso, sem cair em muitos clichês e que deixa um sorriso no seu rosto ao final da exibição. Está lá na Netflix, esperando por você. 

E então, já conhece esse filme? O que acha dele?

Um comentário:

Obrigada pela visita e volte sempre! Seu comentário é sempre importante e bem vindo.

Lembre-se que você é livre para se expressar, desde que com respeito e sempre respeitando o espaço das outras pessoas.

Comentários racistas, misóginos, lgbtfóbicos ou que incitem ódio e/ou violência serão excluídos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...