/body Escritora Marcia Dantas: Minhas leituras #1: Sutilmente (Nina Spim)

30 de jan de 2016

Minhas leituras #1: Sutilmente (Nina Spim)



Vocês bem sabem que esse blog não tem o intuito de fazer resenhas de livros (afinal tem tantos blogs competentes por aí). Mas faz um tempo que penso na possibilidade de compartilhar minhas leituras com vocês, então criei essa coluna (provavelmente a ser estendida para séries e filmes). 

Gostaria de começar essa coluna com o conto de uma querida e talentosa amiga, a Nina Spim, que é uma ótima recomendação para começar Minhas leituras com o pé direito. 

O conto se chama Sutilmente e quero começar compartilhando a sinopse disponível no skoob:

A escola pode ser um ambiente hostil para se fazer amizades e, ainda mais, para se apaixonar pela primeira vez. No entanto, é justamente na sala de aula que Giovana conhece a nuance e a cor do amor. Laura poderia ser a típica aluna nova amedrontada, mas seu mundo particular, cheio de certezas escondidas, nunca mais será o mesmo depois de conhecer a libertação que o novo provoca.
Logo de  cara, pela sinopse, podemos perceber que se trata de um conto YA, o qual é a grande especialidade da Nina. Conheço algumas obras dela e admiro como ela consegue escrever personagens adolescentes tão críveis e verossímeis, passando aquela sensação de que já encontramos essas pessoas por aí. E isso está bem presente em Sutilmente

Aliás, Nina não poderia ter encontrado melhor título (lembrete número #1: pedir conselhos de títulos para a Nina). Gosto de todo o clima de fluxo intenso de sentimentos expressos por palavras não ditas. Não há arroubos de sentimentos entre Giovana e Laura e, mesmo assim, a interação entre elas e a vontade de conhecer mais dessa relação que apenas começou é inevitável. 

Outra qualidade desse conto é como ele nos faz trazer essas personagens para a nossa familiaridade. Enquanto lia, imaginei todos esses acontecimentos em locais que fazem parte do meu imaginário. Como eu disse acima, era como se eu tivesse conhecido e até presenciado essas cenas. Gosto quando as histórias nos transportam dessa forma. 

Se você gosta de uma história com boas personagens, representatividade e com uma narrativa atraente, Sutilmente é uma boa pedida. Ele está disponível na Amazon por R$ 1,99 e você pode adquiri-lo nesse link

E então, o que acharam dessa nova coluna? E já conhecem alguma coisa da Nina Spim?




3 comentários:

  1. Eu acho que você não pediu permissão para me fazer morrer com tanta fofura hahaha. Sério, fico m-e-g-a feliz que você tenha começado essa coluna com o meu conto <33 E ainda mais por sua palavras lindas e amigas. Mil vezes obrigada pela crítica, significa demais para mim! <3
    Quanto ao título: na época em que essa música estava na minha cabeça, eu ouvi demais Sutilmente, do Skank. E daí, veio a ideia de colocá-la no título, uma vez que a história realmente tenta passar essa sensação. ~mas pode, sim, pedir opiniões de títulos, eu sou boa mesmo HUEHUE (afinal, eu tenho que ser boa em alguma coisa, né?)~
    Ah, que amor que você acha que eu escrevo YA's tão bem *-* Realmente, é um gênero que amo demais e, por isso, me empenho muito!

    De novo: muito obrigada pelo review <333

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Ow,
    a sinopse é incrível. Confesso que fiquei um tantinho em dúvida, não sei se é tanto ou se o fato de envolver meu nome que me tocou um pouco a mais do que o esperado, mas, mesmo assim, ficou maravilhosa.
    Que eu me lembre, nunca tive a experiência de ler algo onde um dos personagens principais leva meu nome. Gostei! Aposto que o conto é ótimo!

    Beijos
    :)

    ResponderExcluir
  3. Pensei que só eu quem tinha notado que a guria arrasa nos títulos dos livros (risos). Ain, eu adoro a forma como a Nina transporta os sentimentos dos personagens para o texto, pelo pouco que li, vi que essa é sua maior qualidade enquanto escritora. Amei esse conto de verdade. Logo quando conclui a leitura, quis que ela se estendesse mais, mas aos poucos notei que ele já basta, a leitura foi incrível.

    Abraços,
    Karina do blog Eu e Minha Cultura.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e volte sempre! Seu comentário é sempre importante e bem vindo.

Lembre-se que você é livre para se expressar, desde que com respeito e sempre respeitando o espaço das outras pessoas.

Comentários racistas, misóginos, lgbtfóbicos ou que incitem ódio e/ou violência serão excluídos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...