/body Escritora Marcia Dantas: As vantagens de ser escritora #2: Fanfics

20 de jan de 2016

As vantagens de ser escritora #2: Fanfics


Gostaria de começar essa postagem falando que só estou aqui por causa das fanfics e por isso achei necessário fazer uma postagem especial sobre elas. Mas, para aqueles desavisados: o que são fanfics?

Acho difícil hoje em dia que alguém não saiba do que se trata, mas mesmo assim vamos para a definição de fanfiction:

Fanfic é a abreviação do termo fan fiction, que significa “ficção criada por fãs”. Esse termo também pode ser abreviado para Fic. São contos ou romances escritos por terceiros. Esses textos não fazem parte do enredo oficial das histórias das quais são referenciadas.

Como costumo dizer, as fanfics são aquelas manifestações que demonstram que os fãs não se limitam a consumir o produto ou pesquisar sobre ele: eles precisam criar dentro do universo e/ou com aqueles personagens, aumentando o laço com a obra. É algo maravilhoso em minha opinião e por minha vivência. 

Mas não quero entrar nos méritos das fanfics por si só, mas sim como elas me ajudaram a chegar onde cheguei e como elas podem ajudar vocês. 

1. Criação de personagens:

Uma das primeiras coisas que fiz nas fanfics foi criar uma personagem original e isso me ajudou muito a criar minhas personagens em minhas obras. Ainda tive que buscar esquematização e organização porque personagens originais podem ser um pouco mais fáceis de se criar quando você já tem o universo pronto, o que muda de figura quando tem que ser criado do zero. Mesmo assim muito do que uso até hoje vem da época das fanfics.

2. Caracterização e desenvolvimento de personagens:

A caracterização é algo que normalmente escapa de nossos olhos se não temos preparação para isso. Mas, se você prestar atenção, consegue pensar em algum filme, livro ou série cujo personagem tomou alguma atitude que não parecia lá muito coerente com sua personalidade.

Ainda mais comum são os personagens estáticos que não evoluem ou se modificam no decorrer da história e que causam aquele rolar de olhos.

As fanfics me ensinaram a prestar atenção em fidelidade e evolução de personagens como motor da trama.

3. Continuidade:

Sabe aquelas listas de erros de continuidade que vemos nos filmes? É ainda mais fácil cometer esse erro em um texto. As fanfics também me ensinaram como verificar isso de perto, tentando deixar passar o menor número de erros possível (dica: sempre passará algum erro).

4. Clichês:

Clichês podem ser seus amigos ou aquela coisa que você vai evitar, depende do que você deseja fazer. Em Ridículas Cartas de Amor, por exemplo, nós trabalhamos com clichês, tentando surpreender e brincar com eles.

Fanfics ensinam a gente a identificar os clichês e tentar ter um melhor relacionamento com eles. 

5. Planejamento e organização:

Talvez essa tenha sido uma das maiores heranças que ganhei das fanfics, especialmente as longas. Várias técnicas de planejamento e organização foram assimiladas por mim escrevendo fanfics e eu também descobri como eu funciono no processo de escrita longa. 

6. Se jogar na escrita

Eu tive sorte nesse ponto, de estar em um lugar que me estimulava a criar e escrever sem parar (escrevi mais de 400 textos durante um período de 4 anos). Aprendi a escrever e depois tentar aprimorar na edição e revisão, a pedir sempre a opinião de uma pessoa de confiança e nunca confiar em meus olhos no que diz respeito a erros de ortografia, pontuação e continuidade, além de furos no plot e outros.

E você, como as fanfics te ajudaram?

3 comentários:

  1. Oie, moça!

    Eu acredito que, se não fosse por causa das fanfics, eu não teria toda uma enorme bagagem que, hoje, me orgulho muito e que me ensinou demais a ser escritora. Elas foram uma espécie de "treinamento" (por mais que, até hoje, eu as leve muito à sério) e, de forma alguma, tenho vergonha de dizer "de onde venho", pelo contrário: sou do tipo que sai explicando o que elas são e tudo mais (aliás, usei-as como analogia várias vezes para explicar conteúdos dentro do meu curso pras minhas amigas <3).

    Eu a-do-ro dicas para fanfiqueiros, pois são ótimas e servem para qualquer âmbito literário. Tenho muita saudade das que larguei pela metade :( Mas tô super pensando em voltar, especialmente por causa da Ana haha (ela não para de dizer que vai meter a vergonha na minha cara HUEHUEHUE). Aliás, outra coisa maravilhosa sobre fanfics: os amigos que a gente faz! <333

    É claro que você sabe que s-u-p-e-r amei esse post! *-*

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Nunca escrevi fanfics e também nunca fui fã, mas já ouvi falar tanto e já até li algumas por curiosidade. Conheço muita gente que escreve e acho muito bacana, mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Eu amo escrever fanfics,meu amor mesmo é em The Vampire Diares e sobre os One Direction,mais acredito que a fanfic pode mudar sua vida,principalmente as interativas,é como se vc estivesse na história,eu adoro ler e escrever uma coisa que tenha haver com o público,adoro fanfics.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e volte sempre! Seu comentário é sempre importante e bem vindo.

Lembre-se que você é livre para se expressar, desde que com respeito e sempre respeitando o espaço das outras pessoas.

Comentários racistas, misóginos, lgbtfóbicos ou que incitem ódio e/ou violência serão excluídos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...