12 de jan de 2016

Apresentação da Antologia "Valquírias"


Eu tinha antecipado nessa postagem que estava envolvida em um projeto de antologia exclusivo para mulheres. Era para ter feito a postagem no dia posterior, mas vocês sabem bem como funciona burocracia: várias coisa precisaram ficar prontas para que essa postagem fosse possível. Mas agora posso falar a vocês o que é o projeto. 

Graças aos contatos feitos nesses dois anos de carreira profissional, tive oportunidade de conhecer a Fernanda Castro, autora do blog The Bookworm Scientist e sua ideia de fazer uma antologia de fantasia que reunisse contos escritos e protagonizados exclusivamente por mulheres. Claro que, assim que que recebi o convite de participar como co-organizadora do projeto, aceitei sem nem piscar. Oferecemos o projeto à Editora Darda, a mesma que foi minha parceira em Ridículas Cartas de Amor, que prontamente aceitou (o que é um baita apoio).

Vocês podem ler a postagem da Fernanda sobre a antologia nesse link

Vou falar um pouco da antologia. Eis uma breve introdução e a explicação do título, elaborada pela Fernanda: 

          O gênero fantástico possui seus alicerces nas mitologias de diferentes culturas e períodos históricos. É a partir do mito, da contemplação do inexplicável, que surgem as lendas, a fantasia. E em todas as mitologias, a participação feminina se mostra presente, na forma de deusas, seres mitológicos, rainhas ou guerreiras. É o caso das Valquírias, deidades responsáveis por conduzir os mais dignos aos salões do Valhalla. Apesar disso, por muito tempo o gênero fantástico foi visto sob uma ótica estritamente masculina. Criou-se um tabu de que as mulheres não pertencem ao universo da capa e espada. Mas as coisas estão mudando. Protagonizado por mulheres e escrito por autoras, Valquírias tem como proposta reunir a voz feminina dentro da fantasia, um gênero ainda carente em representatividade. 
Essa então será uma antologia feita sobre mulheres e por mulheres. Serão autoras vindo à tona no universo da literatura fantástica, mostrando que podem fazer e participar desse gênero sim, desde que seja dada uma oportunidade a elas. Vai ter representatividade na fantasia sim!

Agora a sinopse, também elaborada pela Fernanda:

        Na mitologia nórdica, Valquírias são deidades femininas sob as ordens da deusa Freia, responsáveis por eleger os melhores guerreiros e conduzi-los até Valhalla, o majestoso salão de Odin. E se este foi, desde tempos tão remotos, um papel exclusivamente feminino, porque criou-se o tabu de que mulheres não gostam do gênero fantasia? Nesta antologia, as autoras conduzirão suas guerreiras mais formidáveis, se não de espada e armadura, de alma e coração.

 E então, se animaram? Querem participar? Vou falar como.

Como já ficou claro, Valquírias terá apenas autoras do gênero feminino, então se você é mulher e quer escrever literatura fantástica, é só procurar a gente (eu aqui e Fernanda no Bookworm). Nós colocaremos você num grupo do Facebook para orientação e estudos, além de passar todas as informações que colhermos o decorrer do período. Então apresentem-se e mãos à obra, porque queremos arrasar!

Vou deixar aqui o edital  e a ficha de inscrição para vocês e, qualquer coisa, é só deixar um comentário aqui em baixo ou mandar um e-mail para mim, com o assunto "Antologia Valquírias".
Capa provisória para divulgação
E então, o que acharam do projeto?

Obs.: A antologia cobra uma taxa  para as autoras que forem aprovadas e aceitarem publicar.

10 comentários:

  1. *.* Estou tão orgulhosa desse projeto! Mal posso esperar pra ver o resultado final (e me divertir um monte no processo,haha).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm estou orgulhosa demais, tanto pelo projeto que tá ficando lindo, como de ter tantas escritoras tão entusiasmadas com isso, o que mostra que precisamos de projetos assim.

      Excluir
  2. Marcia, eu quero participar do projeto!
    Meu email é perplexidadesilencio@gmail.com
    E tenho a Nina no Facebook, acho que você pode me achar por lá.
    Bjs!
    Ruh Dias
    perplexidadesilencio.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ruh \o/ Nina flw de vc *-*

      Vi que vc já está no grupo.

      Seja muito bem vinda e obrigada por aceitar a vinda <3

      Excluir
  3. Oi Márcia.
    Adorei o projeto e gostaria de participar.
    Meu facebook é: Deborah Mundin (https://www.facebook.com/deborah.mundin)
    email: deh.mundin@gmail.com
    bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ^^

      Adicionei vc, esperando pra te colocar no grupo ^^

      Excluir
  4. Oi Marcia!
    Que legal isso!
    Super boa sorte!
    www.modaeeu.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi,Márcia!
    Gostei muito do projeto, e quero participar. Meu facebook é Helena Pinheiro (https://www.facebook.com/helena.pinheiro.56).
    Email: les.aech@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, Helena o/

    Te add pra poder colocar no grupo, ok? ;)

    ResponderExcluir
  7. Incrível!
    Por mais que seja mil vezes tentador, não me arriscarei... Só porque já estou em andamento com um projeto pessoal. Mas ó, aposto que dará certo. Estou mandando vibrações positivas para o projeto de vocês!

    Um beijo,
    :)

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e volte sempre! Seu comentário é sempre importante e bem vindo.

Lembre-se que você é livre para se expressar, desde que com respeito e sempre respeitando o espaço das outras pessoas.

Comentários racistas, misóginos, lgbtfóbicos ou que incitem ódio e/ou violência serão excluídos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...