/body Escritora Marcia Dantas: #Leiamulheres: Meta 2016

30 de dez de 2015

#Leiamulheres: Meta 2016


Na postagem Ser escritora e seus desafios, expus a vocês um pouco dos desafios de ser uma escritora do gênero feminino. O mercado ainda é muito hostil com as mulheres e encontramos dificuldades das mais diferentes. Mas como é possível mudar esse cenário? Simples, comece a ler mais livros escritos por mulheres!
Em 2014, a escritora Joanna Walsh propôs o projeto #readwomen2014, que basicamente consiste em ler mais livros escritos por mulheres. Esse projeto se espalhou por vários lugares, inclusive aqui no Brasil, gerando o #leiamulheres.

Ano passado tomei contato com esse projeto e, refletindo sobre ele, percebi que eu mesma tinha poucas leituras de mulheres. Então abracei a ideia e tracei o projeto do meu jeito, selecionando livros de mulheres que já estavam em minha estante/kobo e montando a meta do skoob com 12 desses livros. Por ser ruim com metas, não consegui cumpri-la à risca (e acabei adicionando mais coisas que não estavam no plano original). Entretanto, no final das contas, vi como abraçar esse projeto otimizou minha leitura no geral e fez com que eu conhecesse mais escritoras. Nessa postagem de Retrospectiva 2015 você pode ver o que li durante o ano.

Imagino que você esteja se perguntando em como esse projeto ajudaria a mudança de cenário para as escritoras. O raciocínio é simples: quanto mais pessoas lerem livros escritos por mulheres, mais visibilidade elas terão. Quanto mais visibilidade, mais escritoras e aspirantes a escritoras se inspirarão e sairão de seu lugar de insegurança. 

Em 2015 abracei o projeto e em 2016 quero repetir a dose. Vou listar aqui as autoras que separei para ler durante o ano:

Chimamanda Ngozi Adichie


Livros selecionados: Hibisco Roxo e Americanah.

Na minha postagem de retrospectiva dos livros que li em 2015 mencionei a leitura de Sejamos Todos Feministas, que foi basicamente a única coisa que consegui ler dela até agora. Por isso Chimamanda veio imediatamente à minha mente quando fui montar minha meta. 

Virginia Wolf


Livro selecionado: Um Teto Todo Seu.

Virginia foi uma tentativa meio frustrada que fiz no ano de 2015, com Ao Farol. A escrita dela é maravilhosa, mas a técnica do fluxo de pensamento me deixou confusa e preciso começar de novo o livro, quando estiver pronta. Então selecionei esse ensaio sobre os desafios de ser escritora, que me parece muito adequado para o momento. Alguém como ela certamente entende. 

Patricia Highsmith

Livro selecionado: Carol.

Outra meta não cumprida em 2015 e trazida para 2016, Patricia Highsmith ganhou fama com a adaptação de seu romance O Talentoso Ripley. Carol, o livro que selecionei, ganhou adaptação recente e altamente comentada. Está na hora de ler. 

 

Charlote Brontë

 

Livro selecionado: Jane Eyre.

 Ano passado li uma das irmãs Brontë, então nada mais justo que ler a obra símbolo de Charlote. Inclusive estou ansiosa por essa por já tê-lo começado, então gosto de novas tentativas, e pelo livro ter uma protagonista feminina. 

Jane Austen


Livros selecionados: Emma, Orgulho e Preconceito, Razão e Sensibilidade, Persuação e A Abadia de Northanger.

Essa é uma dívida que preciso pagar urgentemente. Por isso aproveitei o presente que ganhei em 2015, colocando todos os livros que tenho de Jane na meta 2016. Vai ter overdose da escritora do século XIX sim!

 Margareth Atwood


Livro selecionado: O Conto da Aia

Essa foi uma dica antiga que recebi em um dos vários podcasts que ouço. O fato de ser uma distopia e de falar sobre mulheres me atiçou muito a curiosidade e por isso esse livro entrou para a lista agora.
E vocês, o que acham do projeto #leiamulheres? Quais as suas autoras preferidas e quais pretende ler durante 2016?

Atualizado dia 01/01/2016

2 comentários:

  1. Eu amei esse projeto ♥
    vou tentar participar também, a primeira autora eu já vi algumas pessoas falando muito bem de Americanah e quero ler em 2016 :)
    Orgulho e preconceito eu tenho aqui em casa mas não li ainda, acho que vou começar esse projeto por ele.
    Parabéns pela iniciativa.

    Feliz ano novo, cheio de amor, paz e prosperidade.
    bjo

    http://tatianecdesouza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Marcia!

    Puxa, tô super pensando em me aderir ao projeto, sério! Achei muito legal e super construtivo.

    Sejamos Todos Feministas, da Chimamanda, está na minha lista de férias. Creio que conseguirei ler até o final desse mês. Sinto muita vontade de ler Um Teto Todo Seu, da Woolf, inclusive quase comprei no mês passado, mas me segurei por causa do dinheiro ~preciso aprender a parar de ser impulsiva no Submarino haha~ Ah, Carol! Quero muito. Também quase comprei no mês passado. Já tentei ler Jane Eyre, mas não fluiu, então, acabei largando a leitura. Não tenho tanta vontade de tentar de novo, entretanto. Ler Emma será uma promessa para esse ano, com certeza! Tudo culpa sua, btw! HAHA. Acho a Margareth super inteligente, mas não tenho vontade de ler suas obras.

    Amei as escritoras que vai ler, espero poder conferir as resenhas e me animar a ler também!

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e volte sempre! Seu comentário é sempre importante e bem vindo.

Lembre-se que você é livre para se expressar, desde que com respeito e sempre respeitando o espaço das outras pessoas.

Comentários racistas, misóginos, lgbtfóbicos ou que incitem ódio e/ou violência serão excluídos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...